O seguro de Acidentes Pessoais tem como objetivo proteger a pessoas seguro e os seus beneficiários das consequências de um acidente que ocorra no dia a dia, seja no âmbito profissional ou pessoal, 24 horas por dia.
E o que é considerado Acidente Pessoal?
Considera-se um acontecimento imprevisível que pode acontecer em qualquer lugar e causar lesões na saúde física (e ainda na saúde mental, em consequência de lesões físicas provocadas por acidentes).
E como sabemos os acidentes acontecem quando menos esperamos, uma grande percentagem dos mesmos acontece em casa, que é um lugar que consideramos seguro e nos sentimos protegidos, no entanto podemos cair num chão molhado, tropeçar num degrau ou mesmo escorregar no banho, etc.
É nestes acidentes que o Seguro de Acidentes Pessoais é muito útil, vai garantir o pagamento das despesas de tratamento necessárias e, em caso de morte ou invalidez permanente, garante o pagamento de uma indemnização aos beneficiários ou à pessoa segura, respetivamente.
Apesar dos benefícios ainda surgem bastantes dúvidas sobre alguns conceitos deste tipo de seguro, por isso vamos partilhar alguns esclarecimentos:
1-Preço
Será o Seguro de Acidentes Pessoais um seguro caro?
Apesar de o fator “preço” ser sempre relativo, podemos afirmar que o valor compensa, especialmente se pensar nas despesas de urgência e tratamento de um hospital privado, a que possivelmente recorrerá em caso de acidente. Outro ponto positivo é que, geralmente, não existem diferenças no preço do seguro baseadas na idade da pessoa segura.
2- Importância
Será este um seguro dispensável?
Apesar de o seguro de Vida ter cobertura de invalidez permanente, raramente cobre em situação de invalidez temporária. Isto significa que, no caso de sofrer um acidente e não puder ir trabalhar durante algum tempo, possivelmente terá de recorrer às suas poupanças para cobrir os custos de tratamento e a perda do seu rendimento mensal.
3-Proteção insuficiente
Muitas vezes ouvimos que um seguro de Acidentes Pessoais não garante proteção suficiente, no entanto estes seguros podem garantir coberturas como assistência em qualquer parte do mundo, pagamento de despesas médicas no estrangeiro e reembolso de despesas de tratamento, também assegura o pagamento de indemnizações em caso de morte acidental e invalidez permanente (esta última apenas em caso de hospitalização).
A diversidade de Seguros de Acidentes Pessoais é grande e poderá optar pelo que mais se adequa às suas necessidades.