O seguro multirriscos é uma proteção importante no que toca à sua habitação, quanto mais eficazes forem as suas medidas de proteção para o seu lar mais salvaguardados estarão os seus bens e a sua família.

Da mesma forma que para nós é importante nos salvaguardarmos com um seguro de vida e um seguro de saúde, é igualmente importante quando se dá o grande passo financeiro de adquirir uma casa, protegendo o seu lar através de um bom seguro multirriscos.

O que é um Seguro multirriscos?

Este é o seguro que tem como função oferecer um conjunto de coberturas que irão proteger os danos no seu imóvel e ainda o recheio da sua casa. Neste caso, tanto para o imóvel, como para o recheio, o capital assegurado deve ser o valor de reconstrução, portanto sempre que fizer obras ou alterações no imóvel deve aumentar o capital seguro, para que este continue a salvaguardar o imóvel a 100%.

Falando nos prejuízos causados podem ser resultantes de incêndios, catástrofes naturais, furto, inundações, tempestades, problemas elétricos, danos de bens imóveis, entre tantos outros. No entanto, o prémio vai ser calculado, com base nas coberturas contratadas.

 

Que coberturas terei com um seguro Multirriscos?

As coberturas do seguro vão variar dependendo das companhias, no entanto normalmente dividem-se em três tipos: um seguro básico, um intermédio e um mais completo sendo que poderá escolher coberturas adicionais.

Algumas situações que são cobertas por este tipo de seguro:

  • Inundações;
  • Incêndio, raio ou explosão;
  • Roubo de bens de uso pessoal;
  • Pesquisa de avarias;
  • Danos causados por água (rutura de canalizações);
  • Responsabilidade civil (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros);
  • Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos);

 

Este é um seguro obrigatório?

Legalmente a única proteção obrigatória é o seguro contra incêndios nos edifícios em regime de propriedade horizontal, que vai garantir a indemnização pelos danos causados por incêndio nas frações autónomas e partes comuns. No entanto, se precisa recorrer a um crédito habitação para comprar a sua casa, saiba que o seguro multirriscos é uma das exigências do banco, no entanto um seguro multirriscos não deve ser encarado de forma negativa uma vez que vai garantir que protege a sua casa contra inúmeros acidentes que podem acontecer.